quinta-feira, 23 de junho de 2016


Resultado de imagem para imagem de açucar


                            Açúcar


Uma doce invenção cujas origens continuam perdidas no tempo. E que faz todo mundo se lembrar de um outro tempo, este delicioso: a própria infância de cada um.

O açúcar extraído da cana é conhecido desde tempos bastante remotos, mas a Europa só o conheceu por volta do século X, através dos árabes, que, por sua vez, o haviam conhecido por intermédio dos persas e indianos. A princípio, o cultivo da cana e a produção do açúcar restringiu-se à bacia do Mediterrâneo; só mais tarde o açúcar veio para a América.

O Brasil e as Antilhas eram, durante o século XVII e XVIII, quase os únicos fornecedores de açúcar para a Europa. Nesta época, França e Inglaterra travavam intensas lutas militares e econômicas, que começaram a influenciar e diminuir significativamente a importação de açúcar por parte dos países europeus. Por isso, surgiu na Europa a indústria do açúcar de beterraba.

Em 1747, um químico prussiano conseguiu, pela primeira vez, extrair açúcar de beterraba; porém, na época, o processo se mostrava economicamente inviável. Procurando incentivar a produção de açúcar de beterraba na Europa, Napoleão ofereceu recompensas a quem melhorasse susas técnicas de produção. E, em 1802, o Capitão Delssert fundou a primeira fábrica francesa de açúcar, ganhando assim a medalha da Legião de Honra.

Entretanto, o açúcar de beterraba jamais conseguiu ser melhor do que o açúcar da cana. Na Europa e na América, as pessoas preferiam, sem sombra de dúvida, o sabor mais suave e adocicado do açúcar da cana. Preferiam e continuam preferindo. Hoje, não há açúcar mais consumido no mundo que o açúcar da cana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário