sábado, 25 de junho de 2016

Cerveja


Resultado de imagem para imagens de cerveja 


A fabricação da cerveja remonta ao Egito dos faraós, há mais de 5.000 anos. Já naquela época, os faraós não dispensavam uma cervejinha em suas festas e reuniões. Ou seja, o costume de se beber cerveja com amigos é um hábito que vem se repetindo há milênios.

A cerveja é uma bebida fermentada, feita de cevada ou de outros cereais e aromatizada com lúpulo. Atualmente, a maioria das cervejas produzidas no mundo é do tipo lager, ou de baixa fermentação. Podem ser claras ou escuras (quando são mais encorpadas), e alguns tipos levam o nome da cidade onde foram fabricadas inicialmente, como pilsener (de Pilsen, na República Tcheca) ou dortmunder (de Dortmund, na Alemanha). As cervejas inglesas, ou de alta fermentação, têm seu consumo praticamente limitado aos países de influência britânica. São as ale, em geral claras, e as stout, escuras e fermentadas com malte torrado e lúpulo em alta porcentagem. Altamente densas, estas cervejas são muito diferentes das que consumimos no Brasil. E, como elas devem sempre ser servidas à temperatura ambiente, tem-se a impressão de se estar bebendo uma cerveja morna.

Teoricamente, a cerveja pode ser feita pela fermentação em água de qualquer cereal ou fonte de amido, como a batata, por exemplo. Na prática, só se obtém boa cerveja com a cevada, embora, para se reduzir custos ou conseguir um sabor específico, a ela possam ser adicionados outros cereais, como arroz, milho, cevada não-maltada, assim como soja, tapioca ou açúcares.

Tudo isso serve para ilustrar que a cerveja exerce mesmo um forte poder sobre os homens. Não fosse isso verdade, como seria possível explicar que uma pessoa morando no Brasil de hoje, está fazendo mais ou menos a mesma coisa que um faraó, que era um semi-deus para os egípcios, há mais de 5.000 anos? Só falta agora descobrirem que naquela época também já existia futebol. Aí, assunto era o que não ia faltar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário